Entre matas e rios do Brasil

SINOPSE: A Cia Duo Encantado selecionou, para este repertório, lendas indígenas que contam um pouco de nossa história e de nossa cultura. A narrativa oral é permeada por cantigas e trilhas sonoras, com acompanhamento de percussão, objetos sonoros e violão. As lendas foram escolhidas dos livros: “Literatura Oral para a Infância e a Juventude” de Henriqueta Lisboa, que faz um resgate de estudos e documentos de Couto de Magalhães, Silvio Romero e Alexina de Magalhães Pinto; Contos e Lendas Reginaldo Prandi, estudioso do folclore e “Causos do Arco da Velha” do folclorista Valter Cassalho. As lendas acordam nossas lembranças ancestrais através de um imaginário comum à todo povo brasileiro.

Apresentação
As lendas são uma forma de transmitir, construir e comungar um imaginário cultural que nos diz sobre nossa identidade e nos permite acessar a nossa ancestralidade. É como uma revelação de um elo que nos ajuda a entender quem somos dentro do contexto cultural e social.
         A Cia Duo Encantado desenvolveu uma poética narrativa musical para este repertório que inclui cantigas de domínio público e composições autorais, especificamente, para este trabalho. A narração oral traz na entonação e no gesto a profundidade para voltarmos em outro tempo outro tão “des – conhecido”.

         As lendas selecionadas agradam grandes e pequenos, miúdos e graúdos e, ao final, brincamos juntos como no tempo de antes, com brincadeiras da cultura popular na grande saia ou com o Jacaré Boiô e o Camaleão. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário