Teia da Vida


Vídeo Completo sem Edição

https://youtu.be/iu7OgsXFsAk


Sinopse: A Teia da Vida é um projeto que reúne contos da tradição oral de diversas culturas; brincadeiras, cantigas e o fazer conjunto de uma grande teia com lãs, bambolês e muita imaginação. Por todo o mundo, canções e histórias exprimem uma profunda compreensão do universo como algo sagrado ao qual todos os seres estão interligados. A Teia da Vida celebra a ligação que há entre tudo e todos e nos faz lembrar a importância e a sabedoria do cuidar da Terra.


Apresentação
O projeto foi pensado como um ritual de celebração da grande Teia da Vida e contempla as linguagens da narrativa oral; das artes plásticas, da música e da brincadeira.  Compõe-se pelos seguintes elementos:
Contação de histórias
Cantos de trabalho, cantigas e brincadeiras de roda
Construção coletiva de uma grande teia feita com lãs, bambolês e muita imaginação.

O contato com os contos do livro “Contos da Natureza” – recontados por Dawn Casey inspirou a Cia Duo Encantado a tratar deste tema tão pertinente, necessário e sempre atual. Ao buscarmos apoios na arte da narrativa oral associada às linguagens da música, das artes plásticas e da brincadeira; conferimos leveza e ludicidade ao tema e a reflexão se faz no reverberar dos contos enquanto se canta, se brinca e se constrói a Teia com as mãos de todos.

Nossa pesquisa pautou-se em textos de Fritjof Capra (O Tao da física, 1975); em textos do livro Ensaios sobre Complexidade (1997); na Carta da Terra (ONU, 2000); nos conceitos do livro Saber Cuidar de Leonardo Boff (2004) e na carta histórica do cacique de Seattle ao presidente dos Estados Unidos no ano de 1855, a qual segue um pequeno trecho abaixo:

“O homem não teceu a teia da vida. Ele é apenas um de seus fios. Estamos todos interligados. O que quer que faça á Terra fará a si próprio.”

A carta do cacique de Seattle foi dita em resposta ao presidente dos E.U.A. Franklin Pierce em 1855 quando este propôs comprar as terras que pertenciam a sua tribo desde seus ancestrais.

Com este tema, bastante atual, buscamos transmitir sentimentos que reflitam sobre a importância de ações de cuidado com o meio em que vivemos.

Abaixo, a seleção de contos e uma breve sinopse de cada um.

Os contos da tradição oral
Por que o céu é tão longe (Nigéria)
Sinopse: Delicada história que fala de tempos passados em que os humanos viviam em harmonia com a natureza e de como o desperdício destrói esse equilíbrio.
Ela que Está Só (Sudoeste dos Estados Unidos)
Sinopse: Bela história que aborda a importância de valorizar a terra para obtenção dos alimentos necessários a nossa existência. O conto traz a sabedoria de uma criança como semente de transformação dos hábitos e crenças dos adultos.
A Lagartixa irritada (Bali)
Sinopse: Como são cultivados nossos alimentos? Para onde vai nosso lixo? Esta e outras questões são temas desta envolvente história que nos ensina que nossas vidas fazem parte de uma grande rede e que a ação de cada um afeta essa grande rede da vida.
Alimentar com língua (tradição árabe)
Sinopse: Conta a história de um sultão casado com uma rainha encantadora que um dia é acometida por uma doença desconhecida e terrível. O que lhe faltava eram as boas histórias para alimentar sua mente e seu espírito.
O jardim mágico (Cazaquistão)
Sinopse: Solidariedade, amizade, sabedoria, compaixão, altruísmo são alguns dos temas abordados neste lindo conto que fala da amizade de dois velhos vizinhos.
A árvore do pão (Brasil)
Sinopse: Pequeno conto repleto de simbolismo. Um pai transforma-se na árvore da fruta pão para alimentar seus filhos e sua aldeia que está faminta e sem alimentos.


      

Nenhum comentário :

Postar um comentário