Balaio Colorido de Histórias



SINOPSE: O balaio é um cesto todo trançado à mão e tem heranças indígena e africana. Índios e negros usavam o balaio para transportar frutos, legumes e pequenas aves para ser vendidos de porta em porta. A Cia Duo Encantado colocou em seu balaio diferentes elementos que vão dar vida às histórias. A narradora, juntamente com o público, vai puxando objetos, adereços, tecidos e até um cacho de bananas do balaio para tecer a trama das histórias. O fio condutor da narrativa é desenvolvido com pontuações sonoras, trilhas, cantigas e brincadeiras com as palavras.
APRESENTAÇÃO:
     O balaio é um cesto com tampa, feito de taquara, cipó de bambu ou palha e as pessoas o utilizam para guardar diversas coisas, das mais comuns até as mais inusitadas. No trançado feito à mão com elementos naturais está presente o simbolismo da simplicidade e da herança artesanal.  No balaio tudo pode ser colocado junto e misturado!
          A Cia Duo Encantado se inspirou neste elemento de nossa tradição cultural para produzir os repertórios do Balaio Colorido de Histórias. Neste caso, o balaio é usado para colocar todas as coisas que darão vida às histórias que tratam de temas como: as diferenças, a amizade, a superação, a alegria, o brincar, a aceitação e os mundos mágicos. Cantigas tradicionais da infância vão ajudando a trançar as histórias.
           A apresentação é totalmente interativa e a plateia participa desde o início quando narradora e público tem que "puxar" as histórias do balaio, e durante toda a narrativa. No cenário, o balaio é o elemento central e, dentro dele, objetos mágicos darão vida às histórias.
AS HISTÓRIAS DOS BALAIOS

1    Tampinha e O grãozinho de areia
O primeiro repertório, ou melhor, o primeiro balaio carrega prato e conchas para contar a história mágica de uma menina que era tão pequena que voava com espirros; e de um grãozinho de areia do deserto que acreditou no seu sonho e viajou pelo mundo.

2    A festa da onça e seus convidados e O sonho da tartaruga
Dois divertidíssimos contos da tradição oral brasileira e africana, respectivamente. O público vai se divertir com as peripécias, as músicas e as aventuras. Uma violinha é retirada do balaio para dar início à festa na casa da onça. E um cacho de bananas conta O sonho da tartaruga.

3 Magia na Floresta Amazônica e O grande rio sai dos potes de água
Os tecidos verdes vão sendo puxados do balaio e se transformam no Rio Amazonas, cenário para as lendas indígenas que falam sobre a gratidão e a coragem, respectivamente: Magia na Floresta Amazônica e O grande rio sai dos potes de água.

3    João e o pé de feijão e Os músicos de Bremen
Feijões e tiaras com orelhas de bichos vão ajudar a tecer os contos de fadas: João e o pé de feijão e Os músicos de Bremen. Neste balaio guardamos adereços que transformarão pessoas da plateia em personagens da história.
Ficha Técnica
Nome do Grupo: Cia Duo Encantado
Elenco: Giba Santana, Rosita Flores e Sidnei Marangon
Espetáculo de Contação de Histórias: Balaio Colorido de Histórias
Duração: 60 min
Faixa Etária: Livre
Narração: Rosita Flores
Seleção e organização dos contos: Rosita Flores
Ambiência sonora, sonoplastia e percussão: Giba Santana
Violão e voz: Sidnei Marangon
Músicas autorais registradas – composição: Sidnei Maragon
Seleção de cantigas de domínio público e brincadeiras: Cia Duo Encantado



Nenhum comentário :

Postar um comentário