SOBRE NÓS!

Cia Duo Encantado


A Cia Duo Encantado desenvolve trabalho artístico de narrativa oral e criação de repertórios e espetáculos cênicos-narrativos através de pesquisa da tradição oral em suas abrangências de contos, cantigas e brincadeiras. A Cia foi fundada em meados de 2010 pela educadora, mestre e contadora de histórias Rosita Flores que desde 2004 já desenvolvia pesquisas e projetos voltados para a narrativa oral. Entre os projetos desenvolvidos estão o Era uma vez... (2006-2008), Era uma vez... no hospital (2004-2006) e Os diversos olhares do cuidado (2006-2008. Todos com fomento da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). A partir de 2011 a companhia começou um trabalho de formação de pessoas interessadas no ofício e arte da narrativa oral e também nas brincadeiras e cantigas populares. Além de Rosita Flores, integram a Cia Duo Encantado diversos artistasGiba Santana, percussionista, ator, pernalta, sonoplasta e pesquisador de objetos sonoros está na companhia desde sua criação. Giba Santana trouxe a pesquisa do som e de objetos sonoros para a companhia. E também sua experiência em trabalhos de pesquisa de construção de instrumentos e de direção musical.O nome da companhia estava de acordo com sua composição, até meados de 2012. Entretanto, no ano de 2012 a Cia sentiu necessidade urgente de agregar outros artistas e, atualmente, o grupo é composto por mais de dez pessoas entre atores, contadores de histórias, brincantes, diretor artístico.
O grupo pesquisa a cultura popular em seus aspectos de oralidade, brinquedos, brincadeiras e ritmo, como meio de identificação de uma memória ancestral que se expressa em comunicação e interação direta com o público. Essa pesquisa é feita internamente como maneira de estudo e compreensão dos elementos narrativos para aperfeiçoamento do trabalho e em outros grupos que seus integrantes fazem parte. Um dos objetivos de nosso trabalho é contribuir para o resgate e a valorização da tradição oral e da memória cultural como patrimônios imateriais, e para isso usamos o recurso da narrativa oral, das cantigas e brincadeiras populares. Durante as narrativas, a música, de forma sutil ou às vezes enfática vai tecendo junto com a entonação da voz, o espaço para o imaginário. Elementos cênicos como objetos diversos, encenação, gestos, livros, expressão facial e corporal também compõem a narrativa de maneira lúdica promovendo uma maior interação com o público. Já os espetáculos, trazem a musicalidade de maneira mais enfática e a pesquisa musical inclui composição de trilhas e arranjos. Bonecos animados, cortejos e brincadeiras populares com interação do público caracterizam a linguagem dos espetáculos. Na mediação de leitura e contação de histórias com o livro buscamos explorar suas potencialidades estéticas, lúdicas e sensoriais (livro como objeto).

A partir de 2011 a companhia começou um trabalho de formação de educadores e professores em narrativa oral de histórias e brincadeiras e cantigas populares. Foram realizadas oficinas de formação em escolas, bibliotecas, unidades do SENAC, pontos de cultura, centros culturais, e ONGs (IASE, OCAS, CREN, Núcleo Alegria de Viver, etc).
 Em nossas narrativas de histórias com o livro, buscamos explorar suas potencialidades estéticas, lúdicas e sensoriais.
Na trajetória do grupo constam apresentações em SESCs, Centros Culturais (Centro Cultural São Paulo, Casa das Rosas, Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural de Diadema), ONGs, Saraus, livrarias, feiras de livro, Oficinas Culturais, centros de saúde, universidade, bibliotecas, escolas, Museu da Língua Portuguesa,
Circuito Cultural do Metrô de São Paulo, pontos de cultura, encontros de contadores de histórias, shoppings, UMAPAZ, saraus, seminários, simpósios e eventos particulares. Participamos de importantes festivais nacionais, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo; Flipoços (Feira do Livro de Poços de Caldas), o Festival da Cultura Paulista Tradicional (Revelando São Paulo); Virada Cultural de São Paulo (2012 e 2013), Maratona Mundo Kids (USP); Festival Baixo Centro. E de festivais internacionais, como: Festival Sul Americano de Cultura Árabe; Histórias para Cambiar el Mundo; Festival Internacional de Contadores de Histórias – Boca do Céu. A companhia estabeleceu parcerias com prefeituras de outras cidades por meio de editais e credenciamentos, como: Mogi das Cruzes, Diadema, São Bernardo do Campo.  Participou de encontros de contadores de histórias como: Encontro Nacional de Contadores de História da cidade de Santa Bárbara do Oeste, São Paulo; Simpósio Internacional de Contadores de Histórias - Rio de Janeiro. E também levou seus repertórios e espetáculos para cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Florianópolis e Bahia.
Os repertórios são diversificados e abrangem temáticas sobre valores humanos, diversidade cultural, preservação do meio ambiente, diferenças, relações humanas, entre outros. O grupo estuda e se interessa por histórias de diversos gêneros da tradição oral brasileira e mundial, entre eles: contos de fada, fábulas, lendas, causos, contos de enganar a morte e mitos. Para mediação de leitura são compostos repertórios com autores da literatura infanto-juvenil brasileira e de outros países.
No ano de 2014 o grupo começa a pesquisar as linguagens expressivas dos bebês e monta seu primeiro repertório: Virando Bicho para bebês.
A Companhia Duo Encantado acredita que seu trabalho artístico possa contribuir com a formação de público, o incentivo à leitura e, essencialmente, com a construção de um mundo mais humano, mais alegre, mais gentil e com maiores oportunidades para todos. Será que é muita pretensão? Não! Nós acreditamos na força da arte, da literatura e da cultura como sementes de transformação de mundos e de pessoas.


Premiação
Em 2014, o grupo foi premiado com o primeiro lugar obtido no edital de fomento à Contação de Histórias como Estímulo à Leitura, pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP), com os seguintes projetos:
Assim Estava Escrito - projeto de narração de histórias e mediação de leitura.
O livro na roda: contar histórias com o livro. Oficina de Narração de Histórias

Principais projetos dos últimos 2 anos

SESI Literatura Viva – “Mais que um susto” projeto selecionado para apresentações nas escolas e demais equipamentos culturais do SESI (2015/2016)

Curso de Formação Edital Sub Prefeitura de São Matheus (2015)– contadores de histórias mirins: Curso oferecido para alunos da Escola Municipal Profa Dirce Genésio dos Santos, Jd Iguatemi

Domingo no Parque (2014/2015/2016) Contação de histórias, cantigas, brincadeiras e mediação de leitura nos Parques da Juventude e Villa Lobos, programação vinculada à Biblioteca de São Paulo.

Fomento à Leitura da cidade de São Bernardo do Campo – Contação de histórias como Estímulo à leitura – contação de histórias em diversos equipamentos culturais e educacionais (2014/2015)

Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes (2014/2015/2016) – cadastramento da Cia Duo Encantado. Apresentação em projetos educativos e culturais para crianças das escolas públicas da cidade.

PROART (2012/2013/2014) a Cia Duo Encantado chegou a realizar mais de uma centena de apresentações em bibliotecas, escolas e teatros dos Centros de Educação Unificados (CEUs) e em outros equipamentos culturais que são atendidos pelo PROART.

Oficina para formação de educadores, artistas e professores (2014/2015/2016): Baú da Infância – A arte de contar histórias, brincar e encantar com a tradição oral: Casa das Rosas, Biblioteca Pública Nuno Santana, Encontro Regional de Contadores de Histórias de Santa Bárbara do Oeste (SP), escolas públicas e ONGs e diversas outras instituições.

Apresentação no Festival Sul Americano de Cultura Árabe – SACA e Centro Cultural São Paulo – Tenda árabe (2014) e Maktub! (2015)







Nenhum comentário :

Postar um comentário