quarta-feira, 25 de maio de 2011

O burro precioso

Um dia, Nasrudin ficou pobre. Tentando resolver a questão, discutiu com sua mulher e os dois decidiram que a solução seria vender o burro. Então, ele o levou ao mercado. Mas ninguém se aproximava, até que um comerciante se interessou e perguntou:
- Você que vendê-lo?
- Sim.
O comerciante começou a examinar o burro:
- Ele não é um animal de boa qualidade... Está velho, magro, com os ossos aparecendo...Não transporta mais nada, nem carga, nem gente...As unhas...Este animal está doente! Morrerá em uma semana...Mas você veio aqui para vendê-lo... Eu posso lhe dar apenas 10 moedas por ele. Alguns podem pagar com dinheiro, outros com preces. Como você é um homem de fé, reze por mim e lhe farei esse favor.
A venda não era satisfatória. Nasrudin  queria vender seu burro por, pelo menos 25 ou 35 moedas. No final, conseguiu arrancar do comerciante 15 moedas
Já ia se afastando, quando observou que as pessoas começavam a se juntar em volta do burro e do comerciante.
- Quem quer comprar este burro? Vejam que ossatura sólida! É um burro de origem cipriota, jovem...Pode transportar gente e carga ao mesmo tempo! Dócil no trato, forte no trabalho.
Os compradores juntaram-se mais e mais.
- Eu dou 25 moedas...
- Eu dou 35 moedas...
- Eu dou 45 moedas...
Nasrudin começou a se interessar e gritou:
- Dou 50 moedas e fecho o negócio.
Assim, comprou o burro e voltou para casa.
A mulher, vendo-o chegar de volta com o burro, disse:
- Mas você não ia vendê-lo?
- Eu vendi por 15 moedas, mas comprei de volta por 50 moedas.
- Nasrudin!!!
- O que você pensa, mulher? O nosso burro tem inúmeras virtudes que não conhecíamos. Se eu não tivesse pago 50 moedas por ele, teríamos perdido um grande negócio. "

Nenhum comentário :

Postar um comentário