quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A Cia Duo Encantado se despede de 2014 com muita gratidão

Mais um ano bom chega ao fim. Para nós da Cia Duo Encantado, o ano de 2014 foi de boas conquistas e de muito trabalho. Foi um ano de muitos sorrisos guardados na memória e de muitas alegrias e sonhos compartilhados. Foi um ano de boas histórias contadas, ouvidas e vividas. Um ano também de muitas dificuldades e de trabalho árduo. Porém, colhemos muitos bons frutos. Também fizemos parcerias muito gostosas que fortaleceram nossa caminhada e trouxeram frescor ao nosso trabalho. 2014 foi um ano de plantio com mais maturidade e sabedoria. 








Programa Domingo no Parque (Biblioteca de São Paulo, Parque da Juventude)




















Nestes quase cinco anos de Cia Duo Encantado nós temos trilhado nosso caminho com perseverança, fé e muito estudo. E, aos poucos vamos colhendo conquistas, e duas delas foram muito especiais neste ano: nosso primeiro lugar no Edital de Fomento e Estímulo à Leitura da Prefeitura de São Bernardo do Campo com os projetos Livro na Roda: Contar histórias com o livro e Assim Estava Escrito; e a contemplação no edital de Literatura do SESI de São Paulo, com o repertório Mais que um susto!



Contando histórias no Festival Sul Americano de Cultura Árabe - Centro Cultural São Paulo e Bibliaspa
Ao longo deste ano fizemos trabalhos bem marcantes e de muita entrega, estudo e rotinas de ensaios. Quero destacar nossa participação no Festival Sul Americano de Cultura Árabe, com histórias árabes da tradição oral. Foram dias e dias de muito estudo, ensaio e conseguimos criar trilhas musicais lindas que emolduraram as histórias que foram contadas nos finais de semana de março no Centro Cultural São Paulo. Foi demais! No mesmo festival ministramos também um curso de formação em contação de histórias na Biblioteca Municipal Nuno Santana. 

Participamos mais um ano do Recreio nas Ferias, pelo PROART que é sempre tão gostoso! Fizemos apresentações em CEUs, circo, bibliotecas, escolas e teatros. E tivemos uma grata alegria em estreitar laços e firmar parceria com a Biblioteca de São Paulo, no programa Domingo no Parque. Foram vários domingos junto a um público alegre, descontraído e animado que parava para ouvir histórias, brincar e cantar com a gente nos parques: Villa Lobos e da Juventude.




Ah! E quanta alegria e satisfação em ministrar a oficina Baú da Infância: a arte de contar e brincar com a tradição oral, no centro cultural mais charmoso de São Paulo - a Casa das Rosas. Foram dois meses de tanta troca, de tantas e boas histórias e de muitos aprendizados, cantorias e brincadeiras nas manhãs de sábado. 



Grupo da Oficina Baú da Infância, Casa das Rosas
Oficina de brincadeiras tradicionais para os professores da EMEF Dias Gomes



Contando histórias na Pastoral da Criança, Butantã (Dia das Crianças)

































E foi neste ano, de 2014, que elaboramos o nosso primeiro repertório de contação de histórias para bebês. Foi sensacional! E foi lá na Casa das Rosas que estreamos em setembro. Quanta alegria e gratidão!


Virando Bicho para bebês - Casa das Rosas
Contamos histórias na rua, na praça, no coreto... Ah! Participar do Festival Baixo Centro foi uma experiência incrível e conheci artistas maravilhosos. E o que dizer do Festival de Cultura Paulista, o Revelando São Paulo? Belezas na nossa travessia de artesãos da palavra.


Festival Baixo Centro - Minhocão (São Paulo)
Participar das lutas de resistência dos moradores da cidade de Caldas, em Minas Gerais no evento VaiSuldeMinas em apoio à preservação da Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca no início de dezembro, foi de essencial importância para nós que acreditamos na força do trabalho artístico como algo libertador e de transformação de pessoas para um mundo melhor, mais generoso e mais bonito. 


Participação da Cia Duo Encantado no evento de resistência e luta para preservação da APA Pedra Branca em Caldas (sul de Minas Gerais)
Este ano está se despedindo da gente e nós nos despedimos dele com muita esperança, satisfação e com a certeza de estarmos no caminho que nos foi dado. 

No ano de 2014 a Cia Duo Encantado fez novas parcerias e consolidou outras. Amigos artistas se juntaram ao Duo e nossos projetos ficaram mais bonitos. Só temos a agradecer pelo carinho de cada um que "engrossou o caldo" com seus talentos, suas ideias, sua criatividade, sua vontade de estar junto. GRATIDÃO!! Gratidão também aos amigos que estão juntos na torcida, aos que vão nas apresentações, aos que vibram com nossas conquistas. Desejamos um Bom Natal e um 2015 com tudo de bom, belo e gostoso.
Que 2015 traga belas histórias pra todos nós.
Que em 2015 os laços construídos estejam ainda mais fortalecidos e que novas parcerias aconteçam. 



Contando histórias para a primeira infância no Colégio Torres

A Cia Duo Encantado, deseja a todos um Natal iluminado de alegria, perdão, esperanças e amor. E que em 2015, as boas histórias preencham nossos caminhos. 

Que em 2015 a gente se encontre pelas boas histórias.

Um grande e fraternal abraço. 

Rosita Flores e

Nenhum comentário :

Postar um comentário