quarta-feira, 17 de junho de 2015

Na gola estava escrito: Osvaldo!


Imagem 1. http://www.mercadolivros.net.br/leituras/ilustracoes/

Sobre uma tarde de contação de histórias no CAPS Alvarenga em São Bernardo do Campo, pelo fomento de estímulo à leitura com contação de histórias. Desses acontecimentos que pegam a gente de jeito, que nos capturam de verdade.
Hoje, tivemos um dia lindo de contação num CAPS. Quando chegamos e fomos nos dando conta de como o lugar e as pessoas pareciam abandonadas, achamos que não conseguiríamos. No ano passado fizemos em um outro CAPS desta mesma cidade (São Bernardo) e era um lugar limpo, bonito e as pessoas pareciam acolhidas.
Neste de hoje, não!
Não havia um único funcionário disposto a nos acompanhar, ajudar a organizar a sala e convidar as pessoas. Tinha gente dormindo no chão, gente que babava nos cantos escuros, gente largada nos sofás rasgados.
Mas, aos poucos a roda foi se formando, a cantiga foi tomando conta do espaço e colorindo as paredes de alegria. As pessoas cantando junto e o ambiente necessário para as histórias brotarem estava pronto! Como sempre está e, às vezes, com nossa visão embaçada não vemos bem.
As pessoas participaram, descreveram os personagens, riram, choraram e a ciranda finalizou aquele momento lindo e especial.
O senhor Osvaldo, que tem o nome escrito num pedaço de fita crepe grudado na gola da camiseta, veio me abraçar e disse que nós mudamos a tarde dele, sempre tão monótona. Com olhos marejados ele disse que me abençoava.
A dona Maria, de Pernambuco, se encantou com a ciranda que a transportou ao seu lugar de poder: sua terra natal!
O Murilo, sempre prestativo e que nos recepcionou como que em sua própria casa (será a casa dele, aquele lugar??!) arregalava seus olhos brilhantes a cada surpresa revelada pela história.
Teve também o Artur que não se aguentava de ansiedade e falava quase junto comigo dando conselho aos personagens.
Teve tanta gente. Foram tantos abraços, beijos e trocas boas num espaço minúsculo de uma tarde quente, num lugar que parecia tão frio.
Senti vontade de compartilhar com vocês esta experiência que mudou nossa tarde e muda sempre nossa vida essa coisa danada que é o contar e o ouvir histórias.
Depois de alguns dias, recebi este e-mail do filho do senhor Osvaldo.
"Papai conheceu vocês no Caps de SBCampo, gostou muito. Se puder mantenha-nos atualizado sobre novas atividades por aqui.
Vamos procurar mais pelos Blogs e Youtube
Um abraço,
Parabéns,
Osvaldo Filho"
Sinto-me muito grata por participar deste projeto tão especial.
Abraços e um feriado cheio de boas histórias.

Essa história aconteceu numa tarde do mês de fevereiro.




Um comentário :