terça-feira, 26 de março de 2013

PALESTRAS EM ABRIL NA BIBLIOTECA HANS C. ANDERSEN


SERÃO TRÊS PALESTRAS IMPERDÍVEIS

A GENTE SE ENCONTRA POR LÁ!

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS POR TELEFONE CINCO DIAS ANTES DE CADA EVENTO.

Av. Celso Garcia, 4142
Tatuapé - 03064-000 
São Paulo, SP
Tel.: 11 2295-3447 
Horário: 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e sábado das 9h às 16h

Coordenadora: Luciana Maria de Melo
bibliotecahans@gmail.com


Palestra: Por que Contar Histórias nos dias de hoje?
Com Eliana Braga Aloia Atihé, graduada em Comunicação Social e Letras, mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Educação. 
Cada vez mais, o contador de histórias precisa compreender seu papel fundamental numa sociedade em crise, a partir de uma perspectiva psico-sócio-antropológica (e também mítica e cosmológica), que o auxilie a construir uma visão de mundo para nela ancorar sua experiência. É urgente seu envolvimento num projeto de proteção, reparação e ampliação da etnosfera, a rede cultural da vida a qual, tal como a biosfera, garante nossa existência como seres humanos. O encontro propõe uma revisão do papel do contador de histórias a partir dos desafios propostos por nossa época. Inscrições diretamente na biblioteca.
Dia 6 de abril às 9h30

Palestra: Era uma voz que sempre dizia – Era uma vez...

Com Ilan Brenman, mestre em Educação pela USP, psicólogo, autor de livros infantis e contador de histórias.
A voz do contador de histórias ressoa para sempre na alma dos que viveram os contos ouvidos, contos nos quais moram bruxas, princesas, feiticeiros, soldados, heróis, monstros e seres fantásticos. No recôndito da memória, modulações, timbres, gestos e expressões corporais evocam alguém contando, em algum momento e em algum lugar. A voz e as palavras do contador, articulando-se em emoções e enredos, passam pelo seu corpo e ressoam nos seus ouvintes, estabelecendo ligações invisíveis. No caminho de formação de um leitor, passa-se, certamente, pelos momentos de ouvir histórias. Momentos em que a oralidade assume toda sua importância - mesmo nas sociedades contemporâneas - de forte cunho escrito e escassas oportunidades de narração. Inscrições diretamente na biblioteca.
Dia 20 de abril às 11h

Palestra: O mundo simbólico da criança

Com Eliana Atihé, graduada em Comunicação Social e Letras, mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Educação
Partindo de uma abordagem não cognitivista, mas simbólica, o encontro buscará uma compreensão da evolução da consciência do ser humano a partir de um paradigma que considera todos os aspectos da inteligência com a mesma ênfase e busca: enxergar na criança o ser humano. Um desvio da função genuína da educação, o qual, segundo E. Kant,"integrado de corpo e alma cujas qualidades devem ser preservadas e desenvolvidas por meio de uma educação da totalidade”. Inscrições diretamente na biblioteca.
Dia 27 de abril às 9h30

Nenhum comentário :

Postar um comentário