quinta-feira, 14 de março de 2013

Para o Dia Nacional da Poesia: Um bom poema


"Um bom poema é aquele que nos dá a impressão

de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!"
Mário Quintana
Imagem 1. Poeta Mário Quintana 


No mês de março, três datas comemorativas se entrelaçam de maneira harmônica: Dia Internacional da Mulher (08/03), Dia Nacional da Poesia (14/03) e o Dia Mundial da Poesia (21/03)

Imagem 2. Poeta Paulo Leminski
Passei um pedaço da tarde de hoje lendo poesias, escolhendo alguma para colocar aqui no Dedo de Prosa. Fiquei na dúvida entre algumas e, por um momento, pensei em colocar várias. Entretanto, fiquei entretida com projetos e histórias até que eu fui salva! Minha querida amiga, ávida leitura, amante de poesia e talentosa escritora, Giovanna Artigiani, me enviou uma poesia do Leminski que coube muito bem para o dia de hoje porque fala sobre o fazer poema, ou seja, é um metapoema ou metapoesia e intitula-se: Um bom poema.

E por coincidência ou não, eu acredito que não, eu encontrei um poema de Mário Quintana de mesmo nome , o qual abre essa postagem. Os dois poetas são do sul, sendo que Mário nasceu no Rio Grande do Sul e Leminsk no Paraná. Com todas essas sincronicidades, eu acredito que a escolha para o Dia Nacional da Poesia aqui no Dedo de Prosa foi certeira. Espero que apreciem.




Um bom poema leva anos
Cinco jogando bola
Mais cinco estudando sânscrito
Seis carregando pedra,
Nove namorando a vizinha,
Sete levando porrada,
Quatro andando sozinho,
Três mudando de cidade,
Dez trocando de assunto,
Uma eternidade, eu e você
Caminhando junto.

Paulo Leminski


Você tem algum poema ou poesia para enviar ao Dedo de Prosa? Que tal escrever alguma poesia para publicar por aqui? 

Deixo aqui o convite,

Abraços com desejos de uma noite cheia de poesia

Rosita

Nenhum comentário :

Postar um comentário